segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um Bom Dia ou uma Lufada de Ar?


Segunda-feira nublada pós-fim de semana bem conturbado, que me deixou bem ocupado, me impedindo até mesmo de dormir as horas necessárias de sono para que eu acorde bem. Acordar mal humorado é inevitável, pelo menos pra mim, já que não há nada que, de forma alguma, seja capaz de me conceder uma boa perspectiva do que o dia tem a me trazer. Nada.

Além do mais, estou com gripe. E dor de garganta. Estou tossindo muito. Respirar sem tossir é um obstáculo árduo que tenho enfrentado durante as minhas últimas horas (talvez meus últimos dias) de vida passadas. É um verdadeiro empecilho, uma pedra no sapato (ou deveria dizer na garganta?).

Daí vem o meu incrível mal humor. Estou tão mal humorado que estou inspirado, embora a inspiração esteja voltada para incríveis reclamações sobre a vida, cada vez mais criativas. Eu mesmo rio do que penso e do que escrevo. É tudo tão absurdo.

E eis que, enquanto reflito sobre essas coisas, alguém passa na minha frente e deseja um bom dia. A saudação veio junto com um sorriso, jovial, verdadeiro, você vê que a pessoa quis, de fato, desejar que você tivesse um bom dia.

Os acontecimentos a seguir ocorreram em uma pequena fração de segundo.

Pensei "Essa pessoa é importante pra mim?", e não obtive resposta, os olhos continuaram vidrados na tela do computador. Eu tossi.

E tossi.

Minha voz ficou falha, e eu precisava respirar para recuperar o fôlego. A pessoa passou, ainda olhando meu rosto, esperando a resposta do bom dia (o que seria um pouco egoísta, se refletirmos sobre o assunto), mas tudo o que mantive foi o silêncio.

Minha garganta pigarreava. Eu precisava respirar para colocar o meu pulmão e as secreções na minha garganta no lugar.

Não respondi. Respirei fundo uma, duas, três vezes. Fui tomado de alívio.

Se um bom dia fosse um feitiço ao invés de uma simples saudação, eu com certeza teria um bom dia, mas a pessoa que teria me enfeitiçado com isso, não. Não houve aquele que lhe desejou um bom dia, e isso pelo simples fato de quê, entre ser educado e respirar, eu preferi respirar.

Porque isso ainda me mantém vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário